To display this page you need a browser with JavaScript support.

O dente do Juízo

Orientações para ter sucesso antes, durante e depois da extração do siso.

 

          Aguardar a extração do siso pode causar expectativa e ansiedade exagerada, antes e durante o procedimento, caso ele seja algo desconhecido e não planejado. Essa ansiedade pode levar a um aumento da pressão sanguínea, taquicardia e a uma grande descarga de adrenalina. Assim, uma cirurgia ás vezes simples pode precisar de uma quantidade maior de anestésico, demorar mais e resultar num pós-operatório mais complicado. Para que isso não aconteça, é importante ler a respeito e conversar francamente com o cirurgião.


          Geralmente, após examinara radiografia, o dentista planeja com o paciente quantos e quais dentes serão removidos. Quando é necessário remover os quatro dentes do siso pode-se tirar dois de uma mesmo lado, e em uma sessão posterior, os dois do lado oposto, pois aí sempre haverá um lado bom para mastigar.


          Na consulta prévia, o dentista receita os medicamentos que o paciente precisará tomar, tanto antes da cirurgia como depois. É muito importante que a medicação pré-anestésica seja administrada na dose e horas certas (geralmente uma hora antes da cirurgia, ou na noite anterior). O objetivo é diminuir a ansiedade, facilitar a anestesia e reduzir o inchaço que ás vezes ocorre logo em seguida. Ao contrário das cirurgias médicas, nunca se deve ir para a cirurgia dentária em jejum, pois isso propicia quedas de pressão. Mas é aconselhável não exagerar a ponto de sentir ânsia na hora do dentista mexer na boca.


          A pessoa que normalmente sente ânsia ao escovar os dentes do fundo deve comunicar esse fato ao dentista, que poderá acrescentar um anti-emético à medicação pré-anestésica.

Falar com o dentista sobre os medos pessoais e tirar todas as dúvidas relativas ao procedimento é uma necessidade. Isso deve ser feito antes da cirurgia. Se o paciente não sentir segurança, é melhor não se submeter ao procedimento e procurar outro profissional. É muito importante sentir-se bem durante a cirurgia e confiar no profissional.


          Após a anestesia, o cirurgião faz uma incisão e remove o osso sobreposto á coroa do dente para liberá-lo. Caso seja necessário, o dente é dividido em partes com brocas especiais, para facilitar a remoção. O tempo que leva para extrair o siso é variável e depende da posição do dente, da visibilidade do local (que é dificultada quando há pouca abertura de boca ou pouco espaço) e da experiência do cirurgião. Depois de extraído o dente, fecha-se o local através de sutura. Os pontos geralmente serão removidos após sete dias.


          Para aliviar o desconforto ou acelerar a cicatrização aconselha-se:


- Logo em seguida á cirurgia, pressionar suavemente o local mordendo uma gaze por meia hora, para estancar o sangramento.

- Tomar a medicação prescrita corretamente.

- Usar bolsa de gelo na bochecha nas primeiras quatro horas, aplicando cinco minutos e descansando dez minutos, repetidamente.

- Comer alimentos moles ou líquidos e sempre frios.

- Não ficar exposto ao sol, não tomar banhos muito quentes ou fazer esforço físico nas próximas 48 horas.

- Evitar bochechos vigorosos e não usar água com vinagre ou sal.

- Manter higiene bucal vigorosa, escovando delicadamente os dentes próximos ao local. O objetivo é evitar acúmulo de resíduos alimentares na região.


          Tenho observado nas cirurgias que faço, que os pacientes que seguem uma alimentação vegetariana nas próximas semanas, apresentam cicatrização 50% mais rápida. Em caso de dor, inchaço exagerado ou febre, entre em contato com o cirurgião-dentista o mais rápido possível.

 

Fonte: Revista Vida e Saúde – edição de Junho/2005


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.